Vamos entender o conceito de oportunidade? Uma viagem pelo fértil Mercado Veterinário!
Vamos entender o conceito de oportunidade? Uma viagem pelo fértil Mercado Veterinário!
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Vamos entender o conceito de oportunidade? Uma viagem pelo fértil Mercado Veterinário!

 

Será que o empreendedor do mercado pet brasileiro sabe entender bem o conceito de oportunidade? Pois se vamos conversar um pouco sobre como maximizar oportunidades devemos ao menos saber o conceito do que seja oportunidade…vamos à alguns:

Significado de Oportunidade

s.f.Característica, particularidade ou condição do que é oportuno.

 Circunstância favorável para que alguma coisa aconteça

Situação que convém ou é apropriada para

Período de tempo; circunstância, conjuntura ou situação

Tempo que se dispõe; ocasião

Partindo desse conhecimento, venho pedir ao leitor que entenda que o reconhecimento das oportunidades requer uma atitude de pró-atividade, ou seja, arregaçar as mangas e buscar nos momentos de competição acirrada e de crise no mercado, além da percepção da mesma por parte do mercado consumidor, que cada um faça de suas “oportunidades” um exercício diário de conquista e de fidelização de sua clientela!

E como fazer isso?

Através de ações que coloquem sua empresa como líder de presença na mente de seus consumidores por um conjunto de fatores:

  • Recall Direto e Indireto
  • Atendimento de Excelência

Vamos conhecer cada um deles?

Recall Indireto – ou seja a lembrança que você quer que surja na mente do mercado consumidor como um todo, ou seja: VISIBILIDADE EM PUBLICIDADE!

Esteja visível, não se esconda!

Sua marca precisa estar sempre presente em várias ferramentas que gerem uma percepção de presença , presença essa que o qualifica como uma das escolhas possíveis para seus mercado consumidor!

É uma forma ainda de gerar fluxo de clientes para a loja em caso de uma promoção específica ou lançamento de algum tipo de serviço novo por exemplo.

O importante é ter planejamento para que essa exposição seja feita de forma coordenada, sustentável e constante, para que você e sua empresa não caiam no esquecimento.

Mídias sociais, anúncios em veículos especializados, folheteria para distribuição, anúncios em formatos e veículos não usuais como parcerias em guias de bairro e com outros tipos de estabelecimento..não esqueça de diversificar ok?

Recall Direto

O que muda nessa ação é que você fará um direcionamento de sua comunicação, tornando-a mais personalizada, direta e focada cliente a cliente! Crie vínculos, ligue, escreva, mande e-mails..mas tudo de forma personalizada!

Crie eventos temáticos e convide seus clientes de forma que eles percebam a “individualidade” de cada contato, de cada convite e como sua presença é realmente importante!

No Recall Direto é importante essa relação quase um-a-um, essa questão personalizada onde o cliente se sente parte da empresa como um VIP, alguém para quem a empresa existe! ( E não deveria ser assim?)

Atendimento de Excelência

Para que isso aconteça, é importantíssimo que sua equipe tenha como parte de sua rotina o treinamento diário nos quesitos básicos de atendimento que são:

  • posturas de venda
  • conhecimento técnicos de produtos e serviços
  • relacionamento interpessoal
  • postura pessoal
  • comunicação verbal e corporal

E que esse treinamento seja parte do DNA da sua equipe, de forma a se tornar cada vez mais e mais inerente a personalidade de cada membro, essa proposta deve seguir um programa constante e continuado. Não será apenas com uma palestra que se chegará a este patamar de excelência!

Seguindo esses três pontos e implementando-os em sua rotina, toda e qualquer OPORTUNIDADE será realmente muito bem aproveitada em um momento competitivo como esse pelo qual passa o nosso Mercado Pet!

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Sérgio Lobato é Médico Veterinário formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pós Graduado em Marketing e Estratégia pela Universidade Estácio de Sá. Colunista em Revistas e Blogs no Brasil, Portugal, México, Argentina, Uruguai e Colômbia. Palestrante Nacional e Internacional em Gestão da Inovação em Medicina Veterinária. Autor do Manual de Responsabilidade Técnica para Clínicas e Pet Shops. Docente em Cursos de Pós Graduação e Extensão em Gestão de Estabelecimentos Veterinários no Brasil e Colômbia. Consultor atuando em toda a cadeia produtiva pet e veterinária no Brasil e Exterior. www. sergiolobato.blogspot.com www.twitter.com/sergiolobato –  www.facebook.com/sergiolobato.sl

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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