Como precificar produtos corretamente em seu pet shop?
Como precificar produtos corretamente em seu pet shop?
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Como precificar produtos corretamente em seu pet shop?

Para ter excelentes resultados em um mercado cada vez mais competitivo, além de bons produtos e atendimento de qualidade, você deve saber como precificar os insumos e serviços prestados pelo seu petshop.

Uma precificação feita de forma equivocada atrapalha o desenvolvimento do seu estabelecimento. Você deixa de melhorar a qualidade dos itens vendidos, dos serviços e compromete toda sua lucratividade.

Se está na dúvida em saber como inserir os melhores preços e destacar seu empreendimento, o post de hoje é especialmente feito para você. Continue lendo e saiba como precificar produtos corretamente em seu petshop!

O que deve ser considerado ao precificar os produtos?

Para inserir preços corretos no seu estabelecimento comercial, é imprescindível considerar 5 fatores:

Custos

Os custos são todos os componentes necessários para fabricação e comercialização de itens de petshop. Há dois tipos de despesas, que são os custos fixos, como impostos e taxas de juros, por exemplo, além de variáveis como embalagens, matérias-primas, marketing etc. ​

Concorrência

Deve se contrapor os preços do seu produto com o da concorrência. Muitas empresas forçam outros estabelecimentos a seguirem seu preço, de acordo com o dinamismo mercadológico para agradar ao consumidor.

Consumidor

Para precificar, deve-se levar em conta o que o cliente deseja pagar. Para isso, faça uma pesquisa rigorosa de mercado. Saiba tudo sobre o seu consumidor, isto é, poder aquisitivo, preferências e necessidades reais. Também não se esqueça de avaliar todo o cenário econômico para prover produtos e ou serviços que agregam valor para o comprador.

Valor agregado

Trata-se de saber quanto o item atende ou supera as expectativas do cliente. Ele estabelece uma relação de preço caro ou barato de acordo com a qualidade do seu produto.

Lucro

O lucro é a razão do seu negócio. É com esse dinheiro que é possível reinvestir no seu empreendimento, melhorar sua rentabilidade e perspectiva de crescimento. Por isso, saiba como fazer os cálculos para ter uma precificação lucrativa.

Como precificar os produtos de petshop?
Para precificar os insumos do seu estabelecimento você pode optar pelas 3 seguintes técnicas:

Mark up

Visa analisar custos de comercialização do item vendido após acrescentado a margem de lucro que pretende alcançar. Trata-se do método mais básico e seguro usado por empreendedores de petshops.

Preço teto

O preço teto identifica primeiro qual o preço máximo que o mercado está disposto a pagar pelo insumo. Em seguida, são feitas ajustes para diminuir custos e aumentar produtividade e lucro.

Percepção de valor

É uma metodologia que permite remunerar o esforço feito para agregar valores ao produto. Aqui leva-se em conta a percepção dos clientes em relação ao preço praticado, ou seja, descontos, prazos, taxa de juros, serviços adicionais etc. Ao ver os 3 meios de precificação, podemos entender que esta é uma soma de:

  • Impostos de comercialização, como Simples, ISS, ICMS, etc;
  • Custos fixos;
  • Percentual de comissões e fretes;
  • Margem de lucro desejada.

Como evitar erros de precificação

Os principais 2 erros feitos por gestores são baseadas no entendimento dos mesmos sobre os lucros:

Não tenha medo de usar a margem de lucro

Muitos entendem que o lucro remete a sentimentos negativos, isto é, tirar vantagem de outra pessoa. A lucratividade, no entanto, garante a saúde da sua empresa. Ela é a razão do seu empreendimento existir. Não adianta nada vender se você não pensa no crescimento econômico. Por isso, evite esse erro e saiba aplicar corretamente a taxa de juros visando o bem do seu petshop.

Inclua um salário fixo nos custos

Muitos proprietários acreditam que todo o lucro é a sua fonte integral de renda. Isso é errado! O lucro é para ser reinvestido no seu negócio. Se você gastá-lo com algo que não diz respeito à saúde da sua empresa, você comprometerá todo o crescimento corporativo. Para passar longe desse erro, inclua nos seus custos fixos um salário ou valor/hora.

Qual pode ser a margem de lucro do produto?

Há formas diferenciadas para calcular a margem de lucro para cada item e ou serviço. Se for fazer revenda de produto, recomenda-se uma taxa baixa. O valor do insumo pode ser multiplicado pelos seus clientes, uma vez que eles compram no atacado. Com grandes quantidades, compensa-se utilizar um lucro menor.

No caso de vendas para loja, aconselha-se usar a taxa de lucro padrão, pois alguns produtos podem ter descontos ou entrar na promoção. Com isso, deve-se ter uma “gordura” para que os preços sejam reduzidos sem comprometer sua rentabilidade.

Conte com a tecnologia para precificar

A precificação de produtos engloba muitos detalhes. Por isso, é importante contar com recursos tecnológicos que facilitem todos os cálculos para seu petshop, sem prejudicar seus lucros.

 

Fonte: http://blog.simples.vet/veterinariointeligente/como-precificar-produtos-corretamente-em-seu-petshop/

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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