Em um mercado cada vez mais competitivo, perceber a importância do capital humano para o sucesso do negócio é essencial para se destacar no mercado. Independentemente se seu pet shop possui 1, 2 ou 10 funcionários, investir em gestão de pessoas é um diferencial e pode trazer inúmeros benefícios e bons resultados.
A implantação de ferramentas de gestão de pessoas torna sua loja mais organizada e competitiva, já que ter uma equipe engajada com os objetivos da empresa impacta diretamente na qualidade do seu trabalho e dos seus serviços prestados.
Pensando em melhorar o entrosamento entre os colaboradores do seu pet shop, preparamos o post de hoje com algumas dicas de gestão de pessoas. Acompanhe:
1. Conheça bem a sua equipe
A primeira dica para fazer uma boa administração de pessoal é conhecer todos os colaboradores, identificando os seus pontos fortes, características a serem trabalhadas, potenciais de crescimento e expectativas.
Desta forma, é possível avaliar os perfis e as atividades que estão sendo realizadas para alinhar competências e tarefas a fim de conseguir um melhor rendimento de todos.
2. Delegue responsabilidades
O proprietário deve estimular o crescimento dos funcionários, delegando responsabilidades. Mas antes, é preciso ensinar, treinar e preparar o funcionário para os desafios que estão sendo concedidos.
Esteja sempre por perto, supervisionando e dando suporte à equipe, esclarecendo dúvidas e valorizando o esforço individual e coletivo.
3. Dê feedbacks
O feedback é uma importante ferramenta na gestão e desenvolvimento de pessoas. O gerente do petshop precisa esclarecer aos funcionarios — individualmente, caso o feedback for negativo — se estão atendendo às expectativas da loja, quais são os pontos de destaque e o que deve ser aprimorado, sempre com um tom profissional, focando no crescimento e desenvolvimento do funcionário.
Feedbacks positivos ditos em voz alta, para toda a equipe, facilitam o relacionamento, criam confiança e produzem um ambiente de trabalho mais saudável e motivador.
4. Estimule a participação
Tire os colaboradores de suas respectivas zonas de conforto e incentive a participação em novas atividades e áreas de conhecimento. A interação entre os membros do time é sempre positiva. Peça opiniões e sugestões, ouça a todos e desenvolva possibilidades em conjunto.
5. Faça treinamentos
Prepare a sua equipe. Verifique quais são as competências que precisam ser trabalhadas e invista no aprimoramento de suas funções. Alguns tópicos podem ser bastante interessantes como:
- Trabalho em equipe
- Persuasão
- Negociação
- Técnicas de vendas
- Atendimento
- Resolução de conflitos
- Comunicação interpessoal
- Pós-venda
6. Valorize os talentos
Na gestão de pessoas, atrair e reter talentos devem estar entre as prioridades do gerente. Profissionais qualificados e engajados são muito importantes para o sucesso e crescimento do petshop. Por isso, invista em treinamentos e ofereça (se possível) benefícios por metas.
7. Crie uma política de remuneração e benefícios
É necessário desenvolver uma política de remuneração e benefícios alinhados com o mercado de trabalho. Faça pesquisas e analise as melhores práticas aplicadas pelos concorrentes e em outros segmentos.
Oferte benefícios que os colaboradores valorizam e tenha bem traçado os cargos e níveis hierárquicos da sua óptica.
8. Celebre as conquistas
Comemore as metas alcançadas, os projetos implementados e os problemas resolvidos do seu time! Elogie a dedicação de cada membro e também do grupo, premiando-o com brindes, descontos, viagens ou bônus em dinheiro.
Fonte: https://sspet.com.br/blog/gestao-de-pessoas-para-seu-petshop/