5 Dicas de Administração Financeira para seu Pet Shop
5 Dicas de Administração Financeira para seu Pet Shop
Posted by

5 Dicas de Administração Financeira para seu Pet Shop

 

A administração financeira, quando bem executada, ajuda o Pet Shop a obter mais lucros. Ao realizá-la é possível gerenciar o crescimento e ainda garantir a sua sobrevivência no mercado. No entanto, muitos empreendedores quando decidem abrir sua loja contam apenas com o conhecimento operacional e de vendas. Pensando nisso, vamos trazer 5 dicas de administração financeira para seu Pet Shop minimizar os riscos de prejuízo e obter maior controle sobre as finanças. Confira:

Fique de olho no capital de giro

O capital de giro é o dinheiro disponível em caixa que contribui para que o negócio possa fluir sem maiores apertos. No entanto, além de planejar a reserva dessa quantia extra, é necessário também saber administrar esse valor. Para isso, avalie cuidadosamente a compra de materiais para manter em estoque, bem como a necessidade de investir em novos equipamentos.

Isso porque realizar compras erradas ou em momentos inadequados pode representar um grande desperdício de dinheiro, o que pode comprometer a saúde financeira da sua loja seriamente.

Separe vida pessoal da empresarial

É mais comum do que se imagina encontrar empreendedores por aí que misturam suas contas pessoais com as contas da empresa para que sejam pagas. No entanto, essa prática deve ser evitada — uma vez que o gestor já possui os rendimentos do Pet Shop para isso.

Essa atitude compromete seriamente os lucros da loja e a possibilidade de utilizar o dinheiro para investir em melhores recursos de funcionamento do Pet Shop.

Controle precisamente o seu fluxo de caixa

A melhor forma de conseguir controlar todo o capital do Pet Shop é através do controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa. Para isso, é necessário fazer o registro de todas as vendas que foram realizadas, assim como o de todos os custos e despesas. Lembre- se de registrar tudo: salários, compra de produtos, impostos, energia elétrica, entre outras.

Dessa forma é possível ter uma visão mais ampla da situação financeira em que o negócio se encontra. Isso facilitará a gestão e a contabilização dos ganhos — ou prejuízos. Caso a empresa comece a crescer demais, recorra a um software de gestão específico para obter maior controle gerencial.

Organize os pagamentos e recebimentos

Para que seu capital de giro não seja prejudicado, o ideal é planejar os pagamentos aos fornecedores com um prazo maior do que os recebimentos. Isso permite que você faça seus pagamentos com o dinheiro proveniente dos recebimentos, ao invés de pagar com os recursos disponíveis em caixa.

Além disso, na hora de programar os recebimentos é necessário contabilizar os pagamentos parcelados distribuindo-os mensalmente.

Tenha uma reserva

Se possível, faça economias mensalmente. Poupar quantias todos os meses pode ajudar caso a empresa opere em prejuízo em algum mês. Caso tenha algum imprevisto você poderá recorrer a essa economia. Exemplo: no pagamento das contas, a necessidade de rescisão de contrato de algum funcionário.

Conclusão

Realizar uma administração financeira eficaz é sinônimo de organização, controle, economia e análise. Com as dicas que oferecemos hoje, é possível organizar ainda mais essa área em seu Pet Shop. Além de melhorar os lucros e aumentar as chances do negócio crescer e você terá tranquilidade para se estabelecer no mercado.

Fonte: https://sspet.com.br/blog/administracao-financeira-de-pet-shop/

Comments

comments

0 Comentários desativados em 5 Dicas de Administração Financeira para seu Pet Shop 1643 20 fevereiro, 2018 Financeiro e Contábil fevereiro 20, 2018
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Search